quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Grêmio volta à liderança do Brasileirão


O Grêmio derrotou o Santos por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro. O segundo triunfo seguido do time tricolor, aliado ao empate do Palmeiras com o Figueirense, em Florianópolis, recolocou os comandados de Celso Roth, de forma isolada, na ponta do Nacional.

Com a vitória em casa, o Grêmio saltou aos 56 pontos ganhos na tabela de classificação e viu o Palmeiras cair para segundo, com 54. O Santos, por sua vez, tem 33 e ainda corre o risco de voltar a freqüentar a zona de rebaixamento para a Série B da próxima temporada.

O duelo mal começou e o Grêmio logo inaugurou o placar. Aos 2min, Douglas Costa fez boa jogada no ataque e chutou para o gol. A bola, porém, desviou na defesa do Santos e sobrou para o atacante uruguaio Richard Morales, que completou para o fundo da rede.

Com o substituto de Perea inspirado, o Grêmio ditou o ritmo do jogo até os 30min do primeiro tempo. Depois disso, o Santos passou a controlar a partida, chegando a acertar a trave do goleiro Victor, aos 36min, em um escanteio cobrado direto pelo meia colombiano Molina.

O Santos voltou com o mesmo ímpeto para o segundo tempo e, mesmo com Kléber Pereira apagado em campo, freqüentou o ataque por diversas vezes. Já o Grêmio apostou nos contra-ataques e quase fez 2 a 0, aos 15min, mas Douglas Costa acertou a trave.

Destaque no triunfo do Grêmio sobre o Botafogo, no último sábado, por 2 a 1, também no Olímpico, Douglas Costa teve outra chance para marcar aos 20min da etapa final, mas o chute do meio-campista saiu errado após ele deixar Roberto Brum no chão com um drible.

Pelo lado do Santos, a atuação discreta de Kléber Pereira não impediu que o artilheiro isolado do Brasileiro, com 20 gols, criasse uma boa chance de gol. Após cruzamento de Wendel, o centroavante, da pequena área, desviou a bola e ela parou na trave.

Nos acréscimos, o Grêmio chegou ao seu segundo gol no confronto. Em uma cobrança de falta de Douglas Costa, da entrada da área, aos 49min, o goleiro Douglas tentou encaixar a bola e falhou. Esperto, Soares aproveitou a sobra na pequena área: 2 a 0.

No lance que originou a falta para o Grêmio, Fabiano Eller deu um carrinho no adversário e levou o cartão vermelho do árbitro. O lance deixou tanto o defensor quanto o elenco do Santos revoltado após o apito final, com todos cobrando de perto o trio de arbitragem.

Os dois times voltam a campo somente na semana que vem. O Santos vai encarar o Botafogo no dia 18 deste mês, sábado, às 18h20 (de Brasília), no Engenhão, enquanto o Grêmio terá pela frente a Portuguesa, um dia depois, às 18h10, no Canindé, em São Paulo.

Equipes
Victor
Jean
(Amaral)
Thiego
Réver
Felipe Mattioni
Rafael Carioca
William Magrão
(Orteman)
Douglas Costa
Hélder
Soares
Morales
(Reinaldo)
Douglas
Wendel
Domingos
Fabiano Eller
Fábio Santos
(Thiago Carleto)
Rodrigo Souto
Roberto Brum
Bida
(Pará)
Molina
(Tiago Luís)
Cuevas
Kléber Pereira

Técnico:
Celso Roth

Técnico:
Márcio Fernandes

Gols

1ºT 2min - Morales --------------
2ºT 49min - Soares --------------

Cartões amarelos

Jean
Morales
Domingos
Kléber Pereira

Cartões vermelhos

------------- Fabiano Eller

Local

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Árbitro

Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Público e renda

33.035 torcedores / R$ 511.778,00


Nenhum comentário: