sábado, 4 de outubro de 2008

Lagos de Jardim: A natureza mais perto da sua janela

A água é fundamental para a vida. Independente da e~spécie, todos os seres vivos necessitam dela para viver. Então, se você dispõem de um espaço no fundo do seu jardim que tal fazer um laguinho ou uma fonte para atrair a fauna local?

A localização desta fonte de água tem enorme importância, para as aves, que preferem banhar-se e beber nas proximidades da vegetação densa. Isso permite que essas aves escapem com rapidez e segurança de possiveis predadores. Assim devemos planejar nossa fonte de água nas proximidades das árvores ou arbustos mais densos.
Um bebedouro para aves pode ser feito de maneira simples e rápida. Pois pode ser feito com qualquer coisa que acumule água. Mesmo um velho pneu cortado pela metade e enterrado, ou uma calhota velha, podem servir para a função. Mas devemos sempre lavar o recepiente, trocando a água para não se transformar num foco da dengue.
Muito mais bonito e útil é a construção de um tanque ou lago onde além dos animais poderem beber e banhar-se, poderemos ter peixes, plantas aquáticas, cagados e outros animais.

O importante é sempre deixar uma área rasa, com uns 5cm de altura d'água, para que as aves de pequeno porte possam se banher sem nenhum problema. O resto do lago deve ficar com uma altura de até 50cm, para facilitar a limpeza, e a colocação de plantas aquáticas, que precisam receber luz e por isso não vivem bem em locais muito fundos.
A construção do lago ou tanque pode ser feita de diversas maneiras, inclusive existem empresas especializadas na sua construção, contudo o melhor é você usar a imaginação e criar por si próprio um laguinho. Uma caixa dágua raza enterrada ou mesmo um tanque de concreto construído no fundo do quintal resolve o problema.
As aves gostam de água em movimento, preferencialmente uma pequena cascata ou algo que pingue constantemente, como uma torneira. Assim o efeito atrativo será multiplicado. Para construir a cascata podemos fazer utilizando bombas de circulação interna, essas utilizadas em aquários de grande porte, que vão ajudar com a cascata e se ficarem dentro da água, ainda vão gerar um pouquinho de calor que pode ser útil nos dias mais frios, para manutenção dos peixes. Em geral os peixes sofrem muito com temperaturas baixas, então devemos escolher sempre os que são mais resistentes, como kinguios e/ou carpas que são facilmente encontrados em loja de aquarismo. Outra sugestão, é ir pescar pequenos peixinhos, que obviamente já estão acostumados com o clima local. Uma média de 1 peixe para cada 5 litros é mais que o suficiente.
Muito provavelmente no primeiro mês tenhamos que alimentar os peixes, até que as algas, larvas de insetos e os plânctons estejam estabelecidos. Para isso, podemos novamente recorrer à lojas de aquarismo para comprar rações específicas. Nas cidades, onde a água é tratada, devemos esperar 3 ou 4 dias antes de colocas os primeiros habitantes do lago. E devemos ir povoando aos poucos, até o ciclo biológico do lago esteja completo.

Nenhum comentário: